Rafaelle Monteiro - Terapeuta Ocupacional

A Terapia Ocupacional ainda gera algumas dúvidas acerca de seu objetivo e funcionalidade e por isso resolvi explicar um pouco sobre como atuamos e qual o diferencial que este trabalho busca na vida das pessoas.

Trata-se de uma profissão que visa a melhora na qualidade de vida por meio de atividades significativas, ou seja, auxiliamos as pessoas a participarem com o máximo possível de autonomia e independência das atividades que desejam e precisam fazer, apesar de quaisquer desafios físicos, mentais, emocionais, sociais ou ambientais que possam enfrentar.

Isso pode incluir atividades de vida diária, trabalho, educação, lazer, participação social, dentre outras coisas. Além disso, essas atividades e as intervenções podem ocorrer em diversos contextos, como em casas, clínicas, hospitais, escolas, etc.

Para se tornar um “TO”, como muitas vezes somos chamados, é necessário fazer um curso de graduação que, em geral, dura de 4 a 5 anos, dependendo da faculdade onde é realizado.

Embora muitos acreditem ser um profissional que atenda apenas crianças ou idosos acometidos por transtornos, é uma profissão que também acolhe bebês prematuros, crianças na primeira infância e suas famílias, como é o meu caso!

Você já sabia essas informações sobre esta profissão?
Espero que possa te ajudar!?