Rafaelle Monteiro - Terapeuta Ocupacional

Seu filho precisa de TO? Não se preocupe, essa é uma indicação clínica que visa ajudar, desenvolver, recuperar ou manter as habilidades necessárias para a participação em atividades diárias.
A atuação do terapeuta ocupacional pode ajudar pincipalmente com:

  1. ‌Desenvolvimento Motor Fino: Se seu filho está tendo dificuldades com habilidades motoras finas, como segurar um lápis, cortar com tesouras, ou abotoar roupas.
  2. Coordenação Motora Global: Problemas com habilidades amplas, como correr, pular, ou manter o equilíbrio.
  3. Habilidades de Auto-Cuidado: Dificuldades em realizar atividades diárias como se vestir, alimentar-se, ou ir ao banheiro.
  4. Dificuldades Sensoriais: Dificuldades em responder de maneira adequada às informações sensoriais do ambiente. Isso pode incluir hipersensibilidade ao som, toque, ou outros estímulos sensoriais, por exemplo.
  5. Desenvolvimento Cognitivo: A TO pode ajudar crianças que têm dificuldades em habilidades cognitivas, como planejamento, organização, e solução de problemas.
  6. Atrasos no Desenvolvimento: Crianças com atrasos gerais no desenvolvimento podem se beneficiar da intervenção precoce de um terapeuta ocupacional para alcançar marcos importantes.
  7. Condições Específicas: Determinadas condições de saúde ou diagnósticos específicos, como TEA, TDAH, paralisia cerebral, e síndromes genéticas podem levar ao encaminhamento para terapia ocupacional.
  8. Dificuldades comportamentais: Algumas crianças são encaminhadas para TO devido a dificuldades comportamentais que podem ser relacionados a dificuldades em processar informações sensoriais ou lidar com o estresse e a frustração, por exemplo.

Se você tiver dúvidas específicas sobre o encaminhamento de seu filho, é uma boa ideia conversar com o profissional que fez o encaminhamento ou com o terapeuta ocupacional para obter mais informações.

Rafaelle Monteiro,
Terapeuta Ocupacional CREFITO 4- 19500 | Mestre em Ciências da Reabilitação- UFMG | Integração Sensorial USC